28 de setembro de 2012

Titular no Inter, jovem Fred realiza até o sonho de ser jogador no videogame


Jaqueta de couro, boné virado para trás, aparelho nos dentes e brinco na orelha. Aos 19 anos, Fred tem o jeitão de moleque em contraste com a responsabilidade de quem se tornou peça fundamental no meio-campo do Inter, ocupando a vaga de outro garoto, Oscar, vendido ao Chelsea, da Inglaterra. Abraçou a confiança recebida de Fernandão, virou titular e ícone no momento do time. Ao lado da mãe, Roseli, o meia mostrou um discurso repleto de confiança e engajamento em papo na zona sul de Porto Alegre.
- O Fernandão tem me ajudado muito, passado confiança. Quero jogar. Para mim, é indiferente enfrentar um time grande ou pequeno, atuo sempre da mesma forma - comenta o meia.
Fred, meia do Inter (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)Fred, meia colorado, posa na zona sul de Porto Alegre (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)
O conto de fadas na carreira começou exatamente após a milionária transferência de Oscar para o futebol inglês. Fred já vinha subindo no Beira-Rio, mas foi a partir daí que efetivamente teve a chance de atuar ao lado de jogadores tarimbados internacionalmente.
- É muito bom pegar experiência de jogadores como D'Alessandro, Forlán e Guiñazu. É uma coisa muito boa. São caras que vi jogar quando era mais novo, e hoje posso atuar ao lado - diz Fred, que encara naturalmente a chance de ocupar o espaço de uma das principais promessas do futebol brasileiro. - Não me considero substituto do Oscar, tenho muito a melhorar. Até pode haver características semelhantes, mas somos diferentes. Ele é um pouco mais habilidoso. Sou mais marcador.
Fred, meia do Inter (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)Fred ao lado da mãe, Roseli
(Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)
Fred não esconde o sorriso ao comentar um sonho de longa data realizado. Como consequência do surgimento no grupo principal do Inter, foi digitalizado pela primeira vez em jogos de videogame.
- Antes, eu me criava para jogar no PlayStation. Hoje, estou lá. É um sonho que está se realizando - comemora.
Com dribles fáceis e qualidade com as duas pernas, Fred teve o crescimento programado. Como é um jogador esguio, necessitava de reforço muscular para aguentar o choque de marcadores. Em 2011, ganhou cargas extras de trabalhos físicos que resultaram em quatro quilos extras. Ganhou potência.
Mineiro de Belo Horizonte, foi formado nas categorias de base do Atlético-MG. Por coincidência, foi contra o ex-clube que cumpriu uma das suas principais etapas na carreira. Na derrota por 3 a 1, no Estádio Independência, Fred foi a melhor notícia na partida que culminou com a demissão de Dorival Júnior. Com seus 1,69m de estatura, voou para desviar de cabeça e marcar o gol colorado da partida. Mal saberia que aquele lance lhe abriria tantas portas.
Fred do Brasileirão
17 jogos
3 gols
4 assistências
Faltava ainda a consolidação. A afirmação de Fred ocorreu na partida seguinte, na goleada por 4 a 1 em cima do Atlético-GO, no Beira-Rio, na estreia de Fernandão como técnico. A então promessa fez gol e ainda armou para Jajá também estufar as redes, em ambas as jogadas mostrando muita velocidade.
Fred é acostumado a lidar com “gente grande”. Empresariado por Roberto Assis, é amigo de Ronaldinho, de quem já admitiu ter recebido “dicas preciosas”. O garoto teve oportunidade de conhecer R49 em 2009, quando foi contratado pelo Porto Alegre, clube do agente. No ano seguinte, transferiu-se ao Inter, no qual empilhou títulos nas categorias de base e foi alçado ao grupo profissional nesta temporada.
Antes, eu me criava para jogar no PlayStation. Hoje, estou lá. É um sonho que está se realizando"
Fred
Progressivamente, o meia ganha o carinho do torcedor, em caminhadas pelo shopping ou no calçadão de Ipanema, na zona sul da capital gaúcha. Garante total adaptação a Porto Alegre, menos num detalhe: o frio. Reclama das baixas temperaturas que atingem, ainda mais potencialmente, a região da beira do rio no CT do Parque Gigante.
Garoto caseiro, recebe constantes orientações da mãe, com quem reside na capital gaúcha. Como são mineiros, Roseli o acompanhará na viagem a Belo Horizonte, onde vai assistir ao jogo contra o Cruzeiro. O meia só não gosta quando é chamado por ela de Frederico.
- É Fred, só Fred - brinca.
No Brasileirão, o garoto já soma 17 jogos, com direito a três gols e quatro assistências. Fred é promessa? Não para Fernandão, que já o trata como realidade. Em fase de crescimento, é titular absoluto do time comandado pelo ídolo colorado e uma das revelações do Brasileirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário