20 de maio de 2012

Damião e Dagoberto marcam e Inter vence Coritiba na estreia do Brasileiro


O Inter começou bem a luta pelo tetracampeonato do Brasileirão. Na tarde deste domingo, o time venceu o Coritiba por 2 a 0. Os gols saíram na primeira etapa. Leandro Damião abriu o placar em jogada individual e Dagoberto ampliou em triangulação com o centroavante e Dátolo.

Na próxima rodada, o Inter vai até o Rio de Janeiro. No sábado, às 18h30, pega o Flamengo no Engenhão. O Coritiba buscará a recuperação diante do Botafogo, no domingo, às 16h, no Couto Pereira. Antes, porém, na quarta-feira, recebe o Vitória pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil.

Como a partida de ida foi 0 a 0, o Coxa precisa vencer para garantir a vaga. Novo empate sem gols leva a decisão para os pênaltis. Igualdade a partir de 1 a 1 coloca o time baiano nas semifinais.

Blitz inicial

O domingo ensolarado contagiou os colorados. Aproximadamente 22 mil torcedores foram ao Beira-Rio empurrar o time atrás da vitória na estreia no Brasileirão.

E foi o Inter que teve a primeira oportunidade de gol. Logo aos três minutos, Oscar tocou para Dátolo. O argentino arrancou pela esquerda e cruzou para Leandro Damião. O artilheiro preferiu passar para Dagoberto, mas a defesa do Coxa jogou para escanteio. Os donos da casa seguiram em cima. Quatro minutos depois, Oscar bateu falta direta, que obrigou o goleiro Vanderlei a afastar de soco.
Leandro Damião e Oscar gol Internacional x Coritiba (Foto: Edu Andrade / Ag. Estado)Leandro Damião comemora o primeiro gol da partida (Foto: Edu Andrade / Ag. Estado)
A blitz colorada surtiu efeito. Aos 8 minutos, o Inter marcou o seu primeiro gol no nacional. Oscar tocou para Damião. O camisa 9 arriscou e a bola explodiu na zaga, voltando para o centroavante. Aí apareceu a qualidade do goleador. Ele aplicou uma meia-lua em Gil e chutou forte, no ângulo esquerdo de Vanderlei, que nada pôde fazer.

O Inter seguia como dono das ações da partida, com ampla posse de bola. Aos 13, no entanto, um descuido da zaga gaúcha quase custou o empate. Anderson Aquino arrancou pela direita e cruzou. Renan Oliveira recebeu sozinho na área. O meia pegou embaixo da bola e chutou por cima do gol de Muriel.

O lance do Coxa não arrefeceu o ímpeto vermelho. Seis minutos depois, o Inter fez um bombardeio contra a meta de Vanderlei. Oscar bateu escanteio e Índio cabeceou. A zaga conseguiu afastar, mas Dátolo ficou com o rebote e arrematou. Na sobra, Dagoberto finalizou de primeira, mas para fora, à direita do gol paranaense.

Apesar da desvantagem no placar, o Coritiba seguia esperando o erro do Inter. Aos 27, Anderson Aquino encontrou Júnior Urso na esquerda. O volante chutou forte, mas Muriel segurou firme.

O Inter, que havia diminuído o ritmo, ampliou com um golaço aos 37, em bela jogada coletiva. Dátolo tabelou com Dagoberto. O camisa 20 tocou para Damião. O centroavante, em vez de arriscar, fez a parede e devolveu para Dagoberto, que mandou para o fundo das redes.
Dois minutos depois, um lance polêmico. O Coritiba marcou um gol com Everton Costa, mas o árbitro Pablo dos Santos Alves assinalou impedimento.

Segundo tempo
O Coritiba retornou modificado para o segundo tempo. Sérgio Manoel entrou no lugar de William e Everton Ribeiro substituiu Anderson Aquino. E foi o Coxa que arriscou primeiro na segunda etapa. Aos 3 minutos, Everto Ribeiro aproveitou erro da zaga do Inter e chutou, mas a bola saiu pela linha de fundo.
O Inter não se assustou e foi para frente. Aos seis minutos, Oscar arrancou pela direita e tocou para Damião. O centroavante estava marcado, mas se jogou na bola e desviou de Vanderlei. O goleiro do time paranaense só olhou e viu ela sair pela linha de fundo, tirando tinta da trave.
Oscar Willian e Nei Internacional x Coritiba (Foto: Neco Varella / Ag. Estado)Oscar Willian e Nei disputam a bola já no segundo tempo (Foto: Neco Varella / Ag. Estado)
Com a necessidade de reverter o resultado, o Coritiba, se atirou para o ataque. Everton Costa arrancou pela direita, mas foi desarmado por Rodrigo Moledo, que tocou para Dátolo. O argentino carregou a bola e soltou para Oscar. O camisa 16 puxou para o meio e chutou forte para fora.
O lance animou o Inter. No minuto seguinte, os donos da casa avançaram pela direita com Nei. O lateral ajeitou para Dagoberto, que arriscou. Vanderlei segurou firme.
O Coritiba, todavia, seguiu na busca do primeiro gol. O time do técnico Marcelo Oliveira trocava passes dentro do campo colorado. Aos 18, Gil cruzou para Lincoln, que fez bela jogada individual e chutou. Muriel espalmou e salvou o Inter.
Os gaúchos, por sua vez, administravam a partida. Aos 31, quase marcaram o terceiro com Elton. Sete minutos depois, João Paulo, que entrou na vaga de Dátolo quase marcou um gol olímpico. O meia bateu escanteio fechado e a bola acertou o travessão. Dois minutos depois, foi a vez de Damião acertar o travessão. O artilheiro recebeu passe de João Paulo e invadiu a área, mandando uma bomba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário