Se dependesse apenas do desempenho demonstrado nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, o Inter estaria dentro dos seus objetivos para 2012, que é conquistar uma vaga para a disputa da Libertadores do ano que vem. Quando ainda era treinado por Dorival Júnior, nas primeiras nove rodadas, o time atingiu 59,2% de aproveitamento, praticamente o mesmo que o Vasco, atual quarto colocado. Já nas nove rodadas até o momento do segundo turno, os índices caíram quase 20%, o que deixam o Inter com 40,7% de aproveitamento, basicamente o mesmo que a Ponte Preta, atual 15º lugar do Brasileirão.
Com o empate deste sábado em 1 a 1 contra o Santos, a equipe de Fernandão somou um ponto a mais para o total de 11 no returno. Foram duas derrotas, cinco empates e apenas duas vitórias, o que abaixou o desempenho do time, deixando-o oito pontos distantes do tão sonhado G-4. Se considerada apenas essas partidas, o Inter estaria brigando próximo da zona de rebaixamento, já que os 40,7% de aproveitamento são quase os mesmos da Ponte Preta, o segundo time fora do indesejado Z-4.
A campanha apenas do segundo turno é ainda menor que o total de Fernandão no comando do Inter. O técnico assumiu a equipe na 11ª rodada, com uma goleada de 4 a 1 sobre o Atlético-GO no estádio Beira-Rio. Desde lá, foram seis vitórias, oito empates e quatro derrotas, o equivalente a 48,15%, aproveitamento pouco inferior ao que o Inter tem hoje, contando todas as 28 rodadas (exatos 50%).
saiba mais
O grande número de empates é um dos motivos pelos quais o Inter não consegue subir na tabela, especialmente dentro de casa. Sob o comando de Fernandão, foram três (contra Vasco, Náutico e Sport), além de duas derrotas (Grêmio e Fluminense). Após o jogo contra o Santos, o treinador falou sobre a necessidade de melhorar esse desempenho e fazer o dever de casa:
- Vamos jogar agora um mini-campeonato. Precisamos esquecer o que passou e não podemos ficar lamentando ponto perdido. Se a gente viver esses 10 jogos que faltam intensamente e fazer o nosso dever de casa, podemos conquistar essa vaga (para a Libertadores). Empatar fora não é um mau resultado, o problema é que precisamos vencer no Beira-Rio.
O primeiro passo precisará ser dado já nesta quarta-feira, quando o Inter enfrentará o vice-líder Atlético-MG justamente em seu estádio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário