Dezenove de março de 2012. Este foi mais um dia histórico para o Sport Club Internacional. Nesta data, próximo do meio-dia, o Clube e a empreiteira Andrade Gutierrez assinaram, no Salão Nobre do Conselho Deliberativo, o contrato que dá início a uma nova etapa na vida do Campeão de Tudo: a modernização do estádio Beira-Rio.
O momento foi acompanhado de perto por dirigentes e conselheiros do Clube, além de diretores da empresa parceira, autoridades federais, estaduais e municipais, eternos ídolos do Colorado e torcedores do Campeão de Tudo.
Com o salão lotado, o presidente do Inter, Giovanni Luigi, deus as boas-vindas a todos e falou especialmente aos colorados, em um discurso de reconhecimento. “Quero agradecer em primeiro lugar à torcida pelo apoio recebido nos últimos meses quando da decisão de parceria para a modernização do Beira-Rio. Vocês fizeram com que a gente ficasse mais forte nos momentos mais difíceis.”
Presidente da AG, Otávio Azevedo (2º dir. para esq.), enalteceu a dedicação de Luigi
Luigi ainda agradeceu à presidente da República, Dilma Rousseff, ao governador do Estado, Tarso Genro, e ao prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, pelo apoio recebido para a concretização da parceria.
Sobre as dificuldades que surgiram ao longo do processo, ele destacou que neste momento não se deve olhar para trás. “Nosso futuro está na frente, e é pra lá que olhamos.”
Ineditismo
Depois de 64 anos o Internacional vai ser mais uma vez sede do maior evento do futebol mundial. Este fato foi ressaltado por todos em razão de uma peculiaridade: o Internacional será o único clube a sediar duas Copas do Mundo em um estádio particular.
E o Beira-Rio que vai receber partidas do Mundial de 2014 será totalmente modernizado. Maquetes mostrando como ele ficará após a conclusão das obras foram exibidas na cerimônia, na mesa em que ocorreu a assinatura mais esperada dos últimos meses.
Nos dois telões localizados no Salão Nobre os presentes assistiram a um vídeo ressaltando a importância do estádio para os colorados, já que foi nele que o Internacional levantou muitas de suas grandes glórias: estaduais, Campeonatos Brasileiros, Copa do Brasil, Libertadores, Copa Sul-Americana e Recopa. Craques que estiveram presentes nos quase 104 anos de vida do Campeão de Tudo também participaram do evento. Caçapava, Valdomiro, Dorinho, Fernandão e Claudiomiro – autor do primeiro gol do Beira-Rio – foram lembrados pelos feitos conquistados, em uma manhã de festa no Gigante!
Orgulho de todos
A alegria na assinatura do contrato não era apenas da nação alvirrubra. Os dirigentes da Andrade Gutierrez igualmente demonstraram emoção neste ato histórico e exaltaram o compromisso da empresa em fazer um estádio com a cara dos torcedores: “Faremos um estádio moderno, empolgante e um símbolo para todos os colorados e gaúchos. Cada saco de cimento será levantado com raça e a arquibancada será erguida com paixão”, frisou o presidente da AG, Otávio Azevedo.
O prefeito José Fortunati também ressaltou que o momento é de olhar para o futuro e pensar na união de todos para a realização da melhor Copa no Brasil. “O futebol divide o Rio Grande do Sul em clubes, mas une a todos agora para que Porto Alegre e Rio Grande do Sul construam a melhor Copa do Mundo do Brasil.
Emoção à flor da pele
No olhar de cada um dos presentes no ato histórico estava a emoção pela grandeza do que estava acontecendo. O vice-governador, Beto Grill, deixou de lado o protocolo de representante do Estado para falar como torcedor do Internacional e traduziu bem tanta felicidade. Com lágrimas nos olhos, disse que já é Campeão de Tudo e que a obrigação de todos agora “é fazer com que nossos filhos sintam o mesmo orgulho que sentimos do nosso Colorado”.
Vice-governador Beto Grill cumprimenta Giovanni Luigi
Do lado de fora do Salão Nobre torcedores acompanhavam de um telão o passo a passo da assinatura, tocando bumbos e cantando hinos de amor ao Colorado. E quando Giovanni Luigi firmou o contrato com empreiteira, uma explosão de fogos de artifício foi ouvida na capital dos gaúchos, tomando o céu de Porto Alegre em comemoração à nova etapa na vida de cada um dos Campeões de Tudo.
Na quarta-feira, quando as máquinas começarem a trabalhar no Gigante, um novo caminho começará a ser construído na vida dos colorados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário