9 de outubro de 2012

Com Fernandão, 'emergentes' se destacam e têm quase 40% dos gols

Repleto de estrelas, o Inter, cada vez mais, vê jogadores sem tanta fama e reconhecimento buscarem espaço e contribuírem com o time. Ainda mais agora, na “era Fernandão”. Quase 40% dos gols colorados, desde que o ex-atleta assumiu como técnico, foram marcados por peças que ainda buscam seu espaço entre D'Alessandro, Damião e cia.
Nos 18 jogos de Fernandão no cargo, o time gaúcho balançou as redes em 21 oportunidades. Destes gols, oito saíram da trupe dos 'emergentes', efetividade de 38%. Estatística bem diferente em comparação com os tempos de Dorival Júnior. Com o ex-técnico, o Inter se mostrou mais 'dependente' de seus nomes consagrados. Dos 12 gols em dez jogos no Brasileiro, apenas três saíram dos pés dos menos famosos, o equivalente a 25% do total de bolas na rede.
Um dado curioso da ascensão dos 'medalinhas': apenas um dos que foram às redes com Fernandão é atacante de ofício. Caso de Cassiano, destaque diante do Santos, no último sábado. Foi o jovem quem anotou o gol que garantiu um ponto na Vila Belmiro, no empate em 1 a 1. O atacante, aliás, começa a cavar seu lugar entre os mais úteis do Colorado. Contra o Sport, começou a reação da equipe ao fazer o primeiro gol na partida que terminou em 2 a 2 e desencadeou a entrevista de Fernandão criticando alguns jogadores que estariam em “zona de conforto” no clube.
Gols dos 'emergentes'
2 gols - Cassiano, Fred
1 gol  - Elton, Mike, Ygor e Josimar
 
Se Cassiano é a nova aposta do treinador, Fred é outro guri que se firmou entre os titulares. Virou um dos principais nomes do time no Brasileirão. Curiosamente, marcou o último gol da 'era Dorival', na derrota para Atlético-MG, na 10ª rodada. Com Fernandão, já fez dois gols e deu quatro assistências.
Elton é outro jogador que, embora já tivesse recebido oportunidades com outros treinadores, surge como um dos que mais goza da confiança do comandante. O volante já disputou 13 jogos, tendo feito um gol. O volante Ygor, trazido sem alarde do Figueirense, rapidamente se transformou num dos pilares do meio-campo de Fernandão. Tem um gol marcado. Ainda completam a lista o jovem Mike, que garantiu a virada colorada diante da Ponte Preta, ainda no primeiro turno, e o volante Josimar, de aparições esparsas, autor de gol contra nos 4 a 1 sobre o  Flamengo.
Apesar do bom momento dos emergentes com Fernandão, os “medalhões” ainda são responsáveis pela maioria dos gols, embora com diferença apertada na comparação com os jogadores citados acima. Eles contribuíram com 11 gols. Leandro Damião fez quatro, Diego Forlán e Dagoberto deixaram sua marca em três ocasiões cada e Juan anotou um. Jajá ainda marcou dois gols, mas agora treina separado dos companheiros no Centro de Treinamento de Alvorada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário