3 de outubro de 2012

Restaurante 'no campo', shopping e 44 lojas: o Beira-Rio além do futebol


O colorado que hoje passa algumas provações com a reforma do Beira-Rio pode se tranquilizar. A espera vai valer a pena. É o que garante a nova empresa criada para gerir a modernização do estádio. A partir de dezembro de 2013, quando as obras chegarem ao fim, o torcedor poderá usufruir de todas as comodidades vistas nos grandes templos europeus. Mas não só eles. A transformação da nova casa colorada pretende agregar mais do que os apaixonados por futebol para conviver nos 60 mil metros quadrados do complexo.
- Queremos fazer o Beira-Rio virar um grande polo, um centro de convergência do gaúcho, não só do colorado - afirma o Executivo Chefe (CEO) da Sociedade de Propósito Específico (SPE) Holding Beira-Rio S/A, a BRio, Marcelo Flores.
Aqui, um parêntese. A BRio nasce de uma parceria entre o Inter e a Andrade Gutierrez. De sugestivo nome, que agrega o estádio e também faz alusão à raça gaúcha, a empresa será responsável pela modernização do Beira-Rio e pela infraestrutura de edifício-garagem, gastronomia e serviços, incluindo shows e eventos no estádio.
Modernização Beira-Rio (Foto: Divulgação / Inter)Beira-Rio ficará pronto em dezembro de 2013 (Foto: Divulgação / Inter)
Restaurante dentro do estádio e 44 lojas no entorno
Dentro do Beira-Rio, o torcedor terá um restaurante panorâmico, com vista para o gramado. Além de poder fazer a sua refeição torcendo, o colorado encontrará as principais inovações. O nível 1 do estádio vai contar com 44 lojas em um shopping tematizado de serviços, entretenimentos e gastronomia.
Assim como ocorre com os skyboxes (área nobre situada na parte mais alta do estádio), o CEO aguarda contato da Fifa para determinar como será utilizado, o que ele acredita que ocorrerá até o início de dezembro. O shopping será inaugurado após a Copa do Mundo porque a entidade tem a exclusividade do espaço no período.
Beira-Rio permanecerá como centro dos eventos
As atrações do novo Beira-Rio se difundem também por conta de sua localização, garante Marcelo Flores. O estádio fica às margens do Guaíba, a sua a área útil, com mais opções de lazer, deve levar o porto-alegrense, não apenas o fã do futebol, a passar o dia no complexo e, com isso, capitalizar recursos com a publicidade e os eventos.
Modernização Beira-Rio (Foto: Divulgação / Inter)Colorados terão mais comodidade após a modernização do Beira-Rio (Foto: Divulgação / Inter)
Casos esses que não devem diminuir ou encerrar com a concorrência da Arena do Grêmio, futuro estádo do rival a ser inaugurado em 8 de dezembro. Oriundo do ramo do entretenimento, Flores acredita que a casa colorada leva vantagem em razão do histórico de shows recebidos - como Paul McCartney e Roger Waters -, além de estar em uma área mais próxima do centro da capital, ao contrário da nova residência azul, localizada no Bairro Humaitá, na zona norte.
- Os grandes shows já ocorrem no Beira-Rio. É lógico que depende da turnê internacional, mas o Brasil está incluído, e Porto Alegre é uma das rotas. A ideia é de que se perpetue no Beira-Rio, até pelo histórico dos produtores o conhecerem como um grande centro. Além de ficar perto do centro, em uma localização ímpar.
SPE em busca dos naming rights
Para fazer o Beira-Rio ainda mais rentável, o BRio procura no mercado empresas que desejem associar seu nome ao estádio: os naming rights. Flores trata as negociações com sigilo, sem revelar as companhias e o montante ao qual giram as cifras, mas vê o fato de ser uma das sedes do Mundial como um dos grandes trunfos da casa colorada.
Não apenas por receber as partidas. Também pelo prazo maior. Como o nome só entraria em vigor ao término da Copa, a Sociedade de Propósito Específico (SPE) tem mais tempo para negociar com a corporação.
Edifício-garagem
O BRio ainda cuidará da exploração do edifício-garagem. O local, que comportará três mil vagas, ficará onde eram os antigos campos de treinamento. Deverá estar pronto em dezembro de 2013.
O colorado Flores
Flores fez carreira como diretor-geral da HSBC Arena e na área comercial de eventos do Engenhão, ambos no Rio de Janeiro. Gaúcho de Taquari, foi escolhido pela Andrade Gutierrez, empreiteira responsável pela reforma do estádio, para tocar a sua modernização tão logo foi formalizada a parceria com a direção colorada (ocorrida em 19 de março deste ano).
O colorado de 44 anos, que deixou o Rio Grande do Sul em 1988, mostra humildade ao falar sobre a sua seleção. O CEO lembra que há poucas pessoas com experiência na área e brinca com o fato de ter trabalhado em duas das arenas do Brasil, o que não impediu a empresa mineira de escolhê-lo.
- Gestor de arena, gaúcho e colorado, se você jogasse no Google, só teria a minha foto. A última arena construída foi o Engenhão. Daqui a dois anos, terá uma dúzia. É um setor muito embrionário. Não foi difícil chegar ao meu nome - minimiza.
Modernização Beira-Rio (Foto: Divulgação / Inter)Beira-Rio receberá cinco jogos da Copa do Mundo de 2014 (Foto: Divulgação / Inter)
O time do coração, aliás, não ficou esquecido no período distante de Porto Alegre. Flores revela que é sócio desde 1985 e, quando morou em Los Angeles, nos anos 1990, chegou a ser cônsul na cidade californiana:
- Sempre acompanhei o Inter, mesmo longe. Sou colorado de carteirinha.
O Beira-Rio receberá cinco jogos da Copa do Mundo de 2014. Para as partidas do torneio, a capacidade total do estádio será de 51.300 lugares. Depois do evento, o Inter poderá ampliar até para 56 mil lugares com a retirada das cadeiras localizadas atrás das goleiras.
O estádio contará com 70 camarotes (dos quais quatro pertencerão ao clube neste período), 5 mil assentos VIPs, na parte mais central do campo, onde ficava a social, e os 55 skyboxes, que serão uma área nobre, na parte mais alta do estádio, na antiga marquise, próximo às folhas metálicas que cobrirão o Beira-Rio.

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